sábado, 16 de fevereiro de 2013

A ponte chamada Jesus.

Dia destes, num passeio a noite, entrando em Florianópolis, nossa filha Laís de um ano e quatro meses que estava dormindo no banco traseiro do veículo acordou, e vendo a Ponte Hercílio Luz iluminada contrastando com o céu noturno exclamou: "quiegáu"! O que no seu português ainda limitado pela pouca idade significa: Que legal! Para nós pais foi um momento inesquecível.
Projetada e construída no governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre Florianópolis ilha e continente, não ficou pronta durante o tempo de vida de seu idealizador que morreu dois anos antes de sua inauguração, em maio de 1926. Por interesse comum, em uma homenagem póstuma, a Ponte da Independência, como seria chamada, terminou por chamar-se Ponte Hercílio Luz.
Hoje li que “Todos pecaram e por isso estão separados de Deus.” (Romanos 3:23), e lembrei-me do episódio de alguns dias atras e, da pura realidade de que o homem precisa de uma ponte. Sem esta ligação, ele é infeliz, prisioneiro em uma ilha cheia de pecado, miséria, solidão e dor. Jesus é a ponte que nos liga novamente a Deus. O abismo criado pelo pecado só é transposto a partir do momento que aceitamos passar por esta ponte chamada Jesus. Nas palavras de um escritor americano anônimo isso é fé; "[...] é uma ponte que eu atravesso com confiança e descanso porque sei quem é o construtor". 
Diferente de outras pontes, esta não se desgasta como o uso, não precisa de restauração, apesar de estar em utilização constante por um número inestimável de pessoas a mais de dois mil anos. 
40 mil habitantes de Florianópolis só podiam vir ao continente com o auxílio de balsas que eram monopolizadas, sendo assim o serviço sequer oferecia cobertura para proteger os passageiros do sol ou da chuva. Semelhante há aqueles que tentam chegar a Jesus por meios dificultosos e precários, sendo que há uma ponte, um caminho aberto, aquele dito pelo escritor aos Hebreus (Hb10:19-23 ARC), um novo e vivo caminho idealizado por seu pai e construído por ele a muito tempo atrás, obra de suas mãos, santas mãos que ele furou com pregos pelo ardor do trabalho, e não só as mãos mas, entregou-se tanto que morreu pra que o trabalho fosse concluído, mas deixou seu legado, uma ponte que nos tirou do isolamento terrível do pecado e nos conduziu a Deus.
Há um caminho pra você andar, há uma ponte pra você atravessar ela te conduzirá a uma nova vida. Este caminho, esta ponte se chama Jesus. Quando você vê-la, quando tiver a oportunidade de apreciá-la você irá se surpreender e quem sabe lhe falte palavras e o mínimo que lhe saia da boca seja a mesma frase da Laís: "Que legal!" 
Venha conhecer a maior maravilha do mundo, a ponte chamada Jesus.
Jean Rodrigo Batista

Nenhum comentário: