segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um pouco da história pelo começo: Nome/Igreja Assembleia de Deus...

Para mim esse é um marco histórico para o movimento pentecostal no Brasil que começou realmente em 1910/1911 com Daniel Berg e Gunnar Vingren. Diferente do nome “Assembleia de Deus” que veio a ser introduzido somente em 1918 por sugestão de Gunnar Vingren. TEMOS QUE COMEMORAR SIM, e muito, o centenário do Movimento Pentecostal no Brasil que de repente poderia ser comemorado até no ano passado, pois foi em 1910 que os missionários suecos chegaram ao Brasil pregando o avivamento.

A história desta grande igreja que amamos, é muito mais complexa do que se imagina, pois se não fosse a questão racial aqui nos EUA (segregação de brancos e negros) a igreja AD jamais seria fundada e, provavelmente estaríamos na mesma igreja que estamos mais simplesmente com outro nome. Talvez com o nome “Igreja de Deus em Cristo” ou ainda “Missão de Fé Apostólica”.

Um pouco da história pelo começo: Nome/Igreja Assembleia de Deus...

1897 - Dois negros: Charles Price Jones e Charles Harrison Manson (atenção nesses nomes) saíram da Igreja Batista, pois estes pregavam a Doutrina da Santificação baseada nos ensinamentos de John Wesley, pregando real transformação de vida e dizendo que a santidade era a principal característica de um autêntico cristão, então formou se a Igreja de Deus em Cristo - COGIC (Church of God in Christ).

1906 - Aqui é que tudo começa de verdade. Jones indicou um comitê liderado por Manson para ir até Los Angeles/CA e conhecer o que se passava nas reuniões que aconteciam na Rua Azusa liderada pelo pregador itinerante William Seymour que pregava a Doutrina do Batismo no Espírito Santo e o Dom de falar em outras Línguas, e foi ai que tudo mudou. Depois que Manson participou do conhecido "Avivamento da Rua Azusa" ele voltou a Memphis/TN e começou a pregar a Doutrina da Santificação Pentecostal.


1907 - A Igreja de Deus em Cristo convoca todos seus líderes, pois a igreja teve que se separar devido as diferenças doutrinárias uma vez que Jones não concordava com a nova doutrina do Batismo no Espírito Santo que estava sendo pregada por Manson. Esta reunião ficou conhecida como a Santa Convocação (Holy Convocation). Esta convocação é celebrada até hoje onde os líderes e uma multidão de membros da Igreja de Deus em Cristo se reúnem todos os anos para uma festa de avivamento, semelhante ao congresso dos Gideões Missionários da Ultima Hora aí no Brasil, é um evento gigantesco.

1914 - Como falei no começo, Charles Harrison Manson era negro e felizmente como William Seymour (também negro) eram contra a separação entre negros e brancos, por isto Manson consagrava tanto ministros brancos como negros e isso começou a causar um grande problema, pois a segregação nos EUA naquela época era algo terrível, tanto por parte das pessoas como por parte do governo, então os ministros brancos que foram credenciados ao ministério por Charles Manson se viram na obrigação de andar conforme a lei, pois tinha uma lei estúpida por aqui que dizia que negros não podiam ficar em lugar público com brancos e vice versa, foi aí que um Conselho Geral de ministros brancos se reuniram na cidade de Hot Springs no Arkansas e se separaram da Igreja de Deus em Cristo (COGIC) que era e continua sendo predominante congregada por negros. (Acredito que hoje mais do que naquela época, pois já visitei algumas e eu era o mais branquinho por lá) O resultado desse Conselho Geral dos ministros brancos foi o começo da Igreja Assembleia de Deus e foi quando este nome foi introduzido na história.

1918 - A Igreja que se chamava Missão de Fé Apostólica fundada em 1911 depois que Daniel Berg e Gurnnar Vingren tiveram que sair da Igreja Batista, pois estes também pregavam o batismo com Espírito Santo adotaram o mesmo nome da igreja fundada nos EUA.

1936 - A Assembleia de Deus dos EUA começou a mandar missionários para o Brasil para ajudar na estruturação da igreja AD no Brasil.

1994 - Aconteceu o Milagre de Memphis que foi uma reunião para reaproximar as igrejas pentecostais separadas por questões raciais, pois em 1948 as igrejas pentecostais congregadas por maioria branca formaram um conselho e deixaram de fora do conselho os pastores/representantes das igrejas pentecostais dos negros. No Milagre de Memphis os pastores/representantes das igrejas pentecostais de maioria branca pediram perdão e como demonstração de comunhão lavaram os pés dos pastores/representantes das igrejas pentecostais de maioria negra. O antigo conselho foi dissolvido e um novo conselho se formou chamado PCCNA (Pentecostal/Charismatic Churches of North America).

As duas maiores organizações pentecostais dos EUA são a Igreja de Deus em Cristo (COGIC) com aproximadamente 6.5 milhões de membros e a Assembléia de Deus com aproximadamente 3 milhões de pessoas entre membros e congregados. A AD nos EUA é pequena se comparado com a AD no Brasil que deve ter pelo menos uns 10 milhões de congregados.

Wowww Acho que escrevi demais, enfim vamos comemorar 100 Anos de Movimento Pentecostal no Brasil, e agradecer a Deus por homens corajosos que tiveram coragem de expressar o que Deus tinha colocado em seus corações (William Seymour, Charles Harrison Manson, Daniel Berg e Gunnar Vingren).


Um Abraço.

Lemuel Santos - EUA

Para saber mais http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembl%C3%A9ia_de_deus#Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa eu me amarro na história da cogic .. Você pode dizer mais ?