sábado, 9 de agosto de 2008

CONFISSÃO


Hoje detive-me para pedir perdão a Deus! Para reavaliar meus conceitos e me auto-examinar.
Perdão pelo pseudo-amor com que tenho tratado meu próximo. (e isto falo não só os da família da fé, mas os com que convivo no mundo em meu dia-a-dia). Enquanto o amor prega o altruísmo eu tenho vivido um “Cristianismo Infantilizado” me afastando do mundo e empurrado para longe o mundo de mim, como que para criar uma blindagem dos “perigos de contaminação” que possam existir. Esqueço-me que Jesus conviveu com a escória da população, comeu com eles, entendeu-os. E, com seus discípulos também sempre demonstrou amor!!!
Mesmo sabendo ser o amor oblativo eu tenho buscado somente meus interesses. Parece-me que tenho acreditado que criarei anti-corpos me escondendo dentro de uma bolha chamada “casa-igreja-igreja-casa”
Perdão pela inconstância em examinar a tua Santa Bíblia e consequentemente não entender os preceitos divinos do amor ao próximo. Em vez de estuda-la tenho somente a colocado frente aos meus olhos e acatado o que todos dizem e comentam sobre o que nela está escrito. Tenho vivido uma legalidade cristã, baseado-me em tudo o que me prende e me proíbe para criar minhas “regras de fé”, muitas vezes esquecendo que o conhecimento da verdade me libertaria, e não me escravizaria. E isto é uma promessa divina! Eu não vivenciei esta liberdade que deste em minhas mãos, preferi aceitar preceitos de homens!!!
Perdão por querer empurrar meus conceitos infundados e crenças sem ortopraxia nas pessoas, sem entende-las. Somente tenho dito que aceitem aquilo que nem eu entendo e vivo! Digo-as que estão se afogando e que quero salva-las, mas elas nem viram e nem puderam entender o porque desta minha conclusão...digo-as que estão perdidas, mas elas não se vêem assim. Eu não as explico o porque, somente as tiro do caminho em que estão.
Perdão por ter aceito o “pacote pronto” que me entregaram dizendo ser um puro modo de viver cristão. Por ter crido em um cristianismo irracional e em uma fé ainda mais. Por não ter analisado seu modo de viver aqui na terra para basear meu cristianismo e minhas teologias. Quem sabe se o tivesse feito elas não seriam tão egocêntricas assim!
Perdão por esta máscara hermética que permiti que se criasse em minha face para esconder-me do mundo e não viver a verdadeira vida de cristão, como luz do mundo. Enquanto tu disseste para sermos e fazermos a diferença tenho buscado me anular e esconder-me na tentativa de me manter separado do pecado...ou, muitas vezes nem se o motivo desta separação!!!
Perdão por ouvir e saber tantas verdades e não pratica-las. Tenho me reconhecido omisso e falho para contigo, para com meu próximo e para com minha igreja, mas nada tenho feito. Por achar que somente pensando isto e escrevendo poderei redimir-me de meu pecado.
Perdão, por não ter reconhecido até então que o cristianismo é mais do que esta vida inconseqüente e ingênua que tenho levado, mais do que meus preceitos infundados, mais do que minha pseudo-misericórdia do próximo, acima de minha omissão em amar com o amor de Cristo, mais alto que as montanhas de meus pecados.
Perdoa-me Senhor...
Jean Rodrigo Batista

Nenhum comentário: