domingo, 10 de agosto de 2008

DIAS MELHORES VIRÃO!

“Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas, nem maravilhosas demais para mim.” Sl 131.1 NVI.

Este verso do salmista parece incabível em uma sociedade capitalista como a nossa, que preza mais pelo ter em detrimento do ser. Parece também inadequado para Davi, o autor, alguém que teve muitos bens, mulheres e poder. O que será que Davi pensava quando disse isto? A que ele se referia? Vamos ainda conversar mais sobre isto. Nossa liçao de hoje na Escola Bíblica Dominical falava sobre "Os perigos da ambição", e este verso de Davi, acima, estave entre os textos bíblicos para a meditação. Encontrei um um texto que havia escrito em 2005 que fala um pouco sobre isto. Li, dei uma atualizada e convido você a pensarmos juntos...

Se existe uma busca desenfreada em nossa sociedade contemporânea é a busca pelo perfeito, pelo excelente, pelo melhor. Estamos em época de Olimpíada e percebemos o quanto aqueles que la estão buscam a perfeição. Treinam muito, por vários dias, mêses e anos.
Somo todos assim! Queremos dias melhores; pessoas melhores; amigos mais sinceros; corpos mais perfeitos; excelentes empregos; os melhores bens; a melhor posição social; enfim. Queremos ser estar em evidência. Isto não é um erro. Quem nunca quiz ser o melhor que atire a primeira pedra.
Mas até quando almejar destaque, realce pode ser bom para nós? Quais os prós e os contras desta ânsia da sociedade atual?
Desejar algo sempre é bom, e este sentimento é totalmente justificável quando o mesmo é "ser melhor". O fato de "desejar algo! cria em nós sentimentos, emoções. Nós esperamos; sonhamos; traçamos metas; fazemos planos para quando atingirmos nosso objetivo. Tudo isto da uma energia a mais à vida; afinal; quem não tem objetivos e sonhos não vive, vegeta.
Nem todos ganham uma corrida em primeiro lugar, são para estas ocasiões que foram feitos os lugares consecutivos. Da mesma forma, nem sempre conseguiremos ser o vencedor, o número um. Temos que entender e nos auto-conscientizar de que a vida é tecida por desafios; estes; nem sempre serão vencidos por nós.
Apos uma tentativa frustrada e um sonho irrealizado, a tendência que há em nós é desistir, jogar a toalha (ja me disseram que este é o esporte mais praticado no mundo). A verdade é que só demonstramos que realmente merecemos ser os melhores, quando temos as melhores atitudes ante nossas derrotas. Quando tornamos nossas perdas em motivos para vencer, podemos nos considerar vencedores.
Vencer, nem sempre é chegar em primeiro lugar; é transpor seus obstáculos, é ir alem de seus limites. Sonhe sim! Deseje sempre ser o melhor, mas saiba: Existem muitos outros que também querem ser excelentes, afinal o mundo não é só seu! Você consegue...mas nem sempre!!! Não desista, é a vida, são os planos de Deus, afinal Ele só quer o melhor para você!

Jean Rodrigo Batista

Nenhum comentário: