sábado, 2 de julho de 2016

O que não se sabe sobre evangelho.


Ele tem sido relegado a um amontoado de versículos bem elaborados, copiados e colados no folheto certo, da forma mais conveniente possível, para convencer alguem a fazer parte da “igreja”. Transformaram-no em texto de marketing. Pregar uma mensagem evangelística em muitos dos púlpitos, tem quase a mesma entonação de uma propaganda da industria alimentícia ou de alguma empresa qualquer que vende um produto baseando-se em toques e manobras de photoshop, divergindo muito a expectativa da realidade.
O evangelho verdadeiro, a palavra que evangeliza, pode ser ministrada em todos os cultos e em todos os púlpitos; nas ruas; no ambiente de trabalho e de estudo; aos vizinhos, amigos, familiares, conhecidos e desconhecidos; com ou sem palavras. O evangelho verdadeiro não bajula, não faz promessas fantasiosas, não promete resultados imediatos, não se adapta ao gosto do freguês, não depende de pirotecnia para atrair ouvintes, não negocia, não faz concessões; porque ele tem um Senhor. O evangelho não é algo adaptável. Foi escrito por apóstolos que viveram a quase dois mil anos atrás e que não o criaram, mas o transmitiram, que não foram sua fonte, mas seus arautos. Ele confronta, revela quem somos de fato, chama à responsabilidade, convida ao caminho da renúncia, da negação do EGO, da transformação pessoal pela vida em santidade.
O evangelho que se tem pregado por aí é genérico, transgênico, adaptado, light, para que seja mais agradável à ouvidos e paladares mais sensíveis. O evangelho mentiroso ensina que a Salvação depende de você, suas obras e suas escolhas. Ensina ainda que se você é pobre, foi porque não contribuiu tanto quanto deveria, ou não teve fé ao contribuir. Se você está doente, é Deus te punindo ou o diabo te atormentando; e sua cura nunca virá a menos que você pague o preço em oração até que ela “mova a mão de Deus” e ele resolva curar você. Ele também pode curar ou resolver problemas dependendo porem, que você oferte ou Lhe faça promessas (Se eu for curado/promovido/abençoado vou...). Ensina céu na terra (Vida cristã é vida vitoriosa, e se a sua não é, você anda fazendo alguma coisa errada.), ensina a Lei da retribuição, (Dê e você receberá de volta! Oferte e ganhe o dobro! Seja fiel e obediente e você será próspero!).
Imagine qual deles atrai mais seguidores? Sei que você acertou esta.

Que evangelho você vive? Ele diz muito sobre quem você é!

Um comentário:

Anônimo disse...

Uau! ������������
Que mensagem, muito bom pra refletir������������������
Vale a pena ler essa mensagem����