segunda-feira, 25 de agosto de 2014

#AmorCristão

Sem querer soar SAUDOSISTA, falando de convicções cristãs, mas parece-me que 'o tempo passou e passou o tempo' em que o amor era DESINTERESSADO, vazio de segundas intenções e cheio somente de tudo o que 'era' bom; e 'era'; porque o que foi, já não o é.
Este ESVAZIAMENTO afetou a forma com que expressamos e vivemos o amor, O próprio AMOR. A maneira como vivemos JESUS, mudou. Mudança remete-nos a uma ação, mas pode ser um AVANÇO ou um RETROCESSO, e retrocedemos.
TRANSFORMAMO-NOS em algo 'não' parecido com ELE. Somos um HÍBRIDO de antigas e novas idéias, uma mistura de boas INTENÇÕES e más AÇÕES.
O tempo que veio, depois do que se foi, poderia-se dizer dele o mesmo que Cícero disse aos 79 a.C sobre o seu tempo: "Que tempos os nossos! E que costumes!"

A saga incessante das concorrências para atrair consumidores ensinou os líderes e pastores em sua maioria a viver e pregar um evangelho de mercado: "Meus" métodos mudam semanalmente uma vez que não me façam atingir "minhas" metas, e junto com os métodos, posso até mudar algum texto bíblico adaptando-o ao "meu" interesse. Quando "meus" fiéis cansarem deste ou daquele estilo de culto, eu mudo. Chamo as pessoas pra oferecer-lhes algo no "meu" culto dizendo o que haverá, quem virá e o que verão, para convencê-los a vir e ver algo feito para eles; e para ELE nada!
Aliás, ELE está em segundo plano faz tempo. Serve ao meu uso, para satisfazer meus MESQUINHOS interesses. Quero e vou usá-lo para que eu consiga o que preciso, porque o que mais preciso não é mais ELE, e sim o que ele pode me dar. Quero mesmo é olhar suas mãos porque ali pode ter algo pra mim. SUA face, SUA beleza não me atraem tanto assim. É muito esforço levantar a cabeça para olhar alguém 'mais alto' que EU e minhas vontades. ELE vem ao culto para me servir. Sinto-me no direito de pergunta-lo: "O que você tem pra mim aí hoje?" INVERTEMOS os papéis; ELE me serve!
E quando JESUS passa a ser um MEIO para que eu chegue a um FIM e não ELE o próprio FIM, fica evidente que não entendi ou esqueci a verdadeira essência do CRISTIANISMO; Quando o CULTO passa a ser um RITUAL necessário para eu receber algum BENEFÍCIO, demonstro que perdi a noção do que significa FÉ, GRAÇA e CULTO. E falando em culto, "xingamos" de CULTO estas REUNIÕES vazias de CRISTO e cheias de EGOS; CHEIAS de pessoas VAZIAS de DEUS. É muita OSTENTAÇÃO, pouca COMPAIXÃO!

A facilidade com que DESCARTAMOS modelos de eletrônicos e afins, que tornam-se ARCAICOS, é a mesma com que EXPELIMOS práticas, certezas e verdades centrais de nossa fé! ENSINAM sobre um DEUS que só cura se tiver uma toalha com suor do 'Homem de Deus'; fazem COMÉRCIO dos ingênuos 'desavisados' da fé; com HIPOCRISIA legalizam um LEGALISMO que idiotiza a fé, impondo pré-requisitos para a SALVAÇÃO como o que comer, o que beber e o que vestir, ANULANDO ou ESVAZIANDO a GRAÇA do seu significado; cantam cânticos triunfalistas que centralizam o homem em detrimento de Cristo; pregam mensagens baseadas em idéias satânicas do tipo: "...tudo te darei se prostrado me adorares.".

A sobrecarga de informações, a poluição sonora, o vai e vem dos grandes centros nos conduziram a um ATIVISMO sem precedentes. Queremos fazer nossos eventos, nossos congressos, nossas reuniões, nossas festas; trabalhamos o ano inteiro para isso e no fim pouco sobra. Fazemos muito dentro do DISPENSÁVEL e pouco dentro do ESSENCIAL e PRIORITÁRIO! Aqueles fazeres que nós definem de fato como IGREJA DE CRISTO se esvaíram. Deixamos de IR em direção ao outro, 'por todo o mundo' que nos cerca. Esquecemos que ELE dispensa nossos eventos assim como as Festas do povo do Antigo Testamento (Is 1.14), como dizia nos dias de Isaías, ainda hoje ELE diz: "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos..." (Is 1.16)


Continua...


Em Cristo

Jean Rodrigo Batista

Nenhum comentário: