terça-feira, 21 de junho de 2016

A IRA E A SOBERANIA DE DEUS


Se há algo difícil que esta  geração de cristãos mimados, que creem num evangelho de facilidades e uma “vida cristã” alienada da vida de Cristo entendam, é a ira de Deus. A possibilidade de imaginar um Deus que se ira esta além da capacidade intelectual desta pseudo prole de crentes amamentados por uma rasa teologia dos guetos pentecostais e principalmente neopentecostais. Ira nos sugere descontrole, e não podemos imaginar Deus em pleno descontrole.
Ocorre que ele se ira, que manifesta sua ira, e ela nada tem a ver com descontrole emocional. Em Romanos, Paulo deixa evidente ”a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça” (1.18 KJV). Ira que se manifestou no passado, manifesta-se hoje e manifestar-se-á em sua plenitude num futuro próximo como predito. Muitos creem em um Deus irado no Velho Testamento e amável no Novo Testamento; a grande verdade é que em todos os tempos Ele tem manifestado tanto sua ira quanto seu amor e sua graça. Se olharmos com cuidado e atenção para a Bíblia, veremos esta verdade evidente desde o fiat lux do Gênesis até Apocalipse.
Parece-nos que há uma tentativa da parte dos muitos que engrossam as fileiras dos ignorantes acerca das verdades da palavra de Deus, em defendê-lo e a sua honra no que tange a ira. Não conseguem admitir que atrocidades, assassinatos, estupros, mortes por acidentes, catástrofes climáticas de proporções estratosféricas que dizimam milhares de pessoas, homicídios, infanticícios, suicídios e inclusive a condenação de muitos ao fogo eterno sejam todos predicados do Eterno, que todas estas situações estejam debaixo da Soberana vontade dEle. Para estes, o mal do mundo tem que estar nos ambros do diabo ou das escolhas do homem! Não da pra entender que TUDO que acontece é permissão do Soberano Senhor, Rei, Criador e Controlador de TUDO e TODOS!
Lutero já dizia que “O Diabo é o diabo de Deus.”, sugerindo literalmente que ele está sob o total controle do Senhor. Senão vejamos o livro de Jó, além de outras inúmeras passagens bíblicas que deixam evidente esta afirmativa.  A verdade é que TODAS as coisas estão no controle dEle, TUDO foi feito por meio dEle. Paulo enfatiza que “dEle, por Ele e para Ele são TODAS as coisas” sejam elas boas e ruins, perfeitas e imperfeitas (aos nossos olhos). Como disse Jó “[…] Ele é ele! Quem poderá fazer-lhe oposição? Ele faz o que quer. (Jó 23:13 NVI) em matéria de capa a Revista Ultimato em sua edição 308 diz que ”Mesmo tendo qualidades éticas fora do comum, mesmo esmagado por toda sorte de sofrimento e mesmo sem entender a gritante desarmonia entre o amor e o poder de Deus e seu sofrimento, o homem da terra de Uz tinha uma noção muito clara e abençoadora da soberania de Deus.”
Por fim, creia você ou não, aceite ou não, acredite ou não, Ele é Soberano! É isto que soberania significa: Ele tem o controle de TUDO. Nada acontece se ele não quiser. Cresça! Pare de acreditar neste evangelho holiwoodiano, nestas historinhas gospeis cheias de finais felizes onde Deus dá ao homem tudo o que ele quer, realiza todos os seus desejos. Nem sempre a cura do câncer vem, nem sempre morremos dormindo, nem sempre nossos filhos morrem depois de nós, nem sempre temos TUDO o que precisamos, a vida não é um mar de rosas, mas ELE continua sendo DEUS!


 Jean Rodrigo Batista

Nenhum comentário: