segunda-feira, 29 de abril de 2013

TU SABES TODAS AS COISAS


*Artigo da minha esposa Luciane Moraes Batista.
Imagine a cena: Dias atrás ele negara ao seu Senhor, não penas uma, mas sim três vezes. Aquele que não poupava elogios, que estava sempre por perto, o falante, o exagerado, o impulsivo da história; este era Pedro. De acordo com suas palavras, disposto a dar a vida por Jesus, agora envergonhado por negar seu Mestre. Quem eu? Não o conheço! O que? Eu, nunca estive com esse homem! Já disse que não conheço! E o galo cantou…. Nenhum outro canto de galo trouxe tanta dor para um homem… Enquanto o galo cantava a vergonha e o arrependimento estraçalhavam o coração de Pedro. Como ele se deixara levar? Como conseguira negar seu Senhor? O mestre é crucificado, morto, e para a salvação de todos nós, vive novamente. Pedro, no entanto, não tivera nenhuma oportunidade de estar a sós com o Mestre, de encará-lo, e tentar obter seu perdão. Depois de uma longa madrugada de pesca, sem obter sucesso, O mestre vai até eles. Imagino que Pedro assentou-se o mais longe possível, não estranharia se soubesse que ele evitara olhar nos olhos do Senhor. Até o momento em que Jesus dirige a palavra para um coração ferido: Pedro, Tu me amas? Todos nós sabemos o desenrolar da trama… quero porém ater-me a resposta sincera e marcante do Discípulo:” Senhor, Tu sabes todas as coisas!” Existem dores, problemas, angústias, opressões, complexos, traumas, vergonhas, fardos que carregamos conosco e ninguém imagina. São as vergonhas com as quais temos que lidar diariamente, são os pensamentos ruins que nos atormentam, é a relação conjugal que está a deriva, o filho que se rebelou, o emprego que parece estar por um fio, as dívidas que estão a aumentar, e em meio a este vento tão forte, não sabemos o que fazer. Quem nunca desejou anoitecer e não amanhecer? Quem nunca teve a sensação de que o coração já não cabe dentro do peito? Sim, passamos por momentos que a única coisa que conseguimos pronunciar é Senhor, não sei se vou agüentar!!! O ouro dessa passagem, no entanto é para pessoas que se encontram exatamente nessa situação. O Senhor sabia a crise que Pedro estava passando, da mesma forma, sabe o que tem angustiado o teu coração. Não interessa se a madrugada de luta foi grande, se a noite parece não ter fim e suas redes continuam vazias. O Senhor deseja olhar em nossos olhos, e nos fazer lembrar da verdade que faz toda a diferença: ELE SABE TODAS AS COISAS! Enquanto diz: Senhor, Tu sabes todas as coisas, em seu íntimo Pedro diz, Mestre, mal consigo te olhar nos olhos de tanta vergonha, o remorso, o arrependimento estão acabando comigo, meu coração está em pedaços… Em meio a maior tempestade lembre-se: ELE SABE TODAS AS COISAS. Quando os piores pensamentos rondarem o seu interior, acredite :ELE SABE TODAS AS COISAS. No momento em que só lágrimas escorrem em sua face e você não sabe que direção tomar: ELE SABE TODAS AS COISAS. Confie, aquele que sabe todas as coisas, contempla sua dor. Ele não te abandonará. Ele te entende!
Luciane Moraes Batista

Livra-me de mim mesmo(a)!

(Artigo da minha esposa, espero que apreciem.)

Em minhas orações depois de adorar ao Senhor por aquilo que Ele É, e de louvá-lo por todos os seus feitos, costumo separar um tempo para pedir por livramentos, normalmente peço que o Senhor livre a minha casa, meu esposo, minha filha, todos os meus familiares. Intercedo para que eles sejam livres de males, acidentes, incidentes, contenda, desemprego, enfim, são inúmeros os tipos de livramentos que peço a Deus.
Semana passada porém, o amado professor chamado Espírito Santo resolveu ensinar-me a orar pedindo algo totalmente diferente: Livra-me de mim mesma.
Todos nós, por conta do pecado existente desde o Éden carregamos conosco a maldita tendência a fazer o que não é certo, a pensar o que não devemos, a querer o que não é nosso… E é nessas horas que nossa prece deve ser: Pai, livra-me de mim mesmo(a)!
Livra-me de mim mesmo(a) por que em mim existe um desejo forte de estar em evidência. Porque quero ser a mais amada, a mais especial, a mais querida por todos. Porque o orgulho tenta sempre apoderar-se de mim.
Livra-me de mim mesmo(a), por que não sei apreciar o esforço do meu amigo, porque não sei louvar os feitos de outrem, porque não sei reconhecer que há outros mais sábios, mais inteligentes e mais capazes do que eu.
Livra-me de mim mesmo(a), porque carrego em meu peito, mágoas, dores, feridas; e acabo dia após dias nutrindo-as dentro de mim.
Livra-me de mim mesmo(a), porque meus lábios agem como os fariseus; pronunciam palavras bonitas, camuflando a podridão e os pensamentos maus contidos em meu interior.
Livra-me de mim mesmo(a), pois sustento em meu ser a inveja daqueles que possuem mais riquezas que eu, pois alimento o ciúme daqueles que tem mais dons, talentos e habilidades que eu.
Livra-me de mim mesmo(a), pois finjo ser o que não sou, pois quando ninguém me olha, apresso-me para pecar e desagradar o teu coração.
Livra-me de mim mesmo(a), pois ainda que eu não admita, encontro-me muitas vezes propensa a desejar o mal contra meu próximo, a desejar ver sua queda e sua ruína.
Livra-me de mim mesmo(a), quando quero fazer vingança com minhas próprias mãos, e maquino o mal contra meu irmão.
Livra-me de mim mesmo(a), quando não permito que teu Santo Espírito habite em mim, quando meus ouvidos já ensurdecidos não conseguem distinguir a tua voz, quando minha mente já tão afastada de ti, não consegue compreender que há perdão para meus pecados e transformação libertadora para meu caráter torpe.
Livra-me de mim mesmo(a) Senhor, porque pecador eu sou. Ensina-me a colocar diariamente diante de Ti as minhas falhas de caráter e os meus erros mais secretos.
Assim como fizestes com Manassés, tenha misericórdia de mim e apague as minhas transgressões.
Só te peço que não te esqueças de livrar-me de mim mesmo(a).
Em Cristo…

Luciane Batista