quarta-feira, 21 de julho de 2010

"Passou a sega, findou o verão, e nós ainda não estamos salvos" Jeremias 8.22

Aqui Jeremias está narrando a fala de um povo que, por ter desobedecido ao Senhor, por ter sido obstinado e rebelde haveria de sofrer as conseqüências e buscaria salvação. Esta frase seria parte de um grito de desespero que ainda se ecoaria. O brado de um povo que pediria um livramento dos inimigos que estavam chegando; um escape da guerra iminente e da derrota iminente, uma fuga da conquista, da escravidão. Este seria o clamor de um povo que esperaria a salvação tão certa quanto à passagem das estações, mas ela não viria!

Nós já fomos salvos, mas não completamente! Na verdade estamos sendo salvos dia-a-dia de caprichos que ainda queremos satisfazer. Salvos de desejos obscuros e indevidos. Salvos de tantas coisas. Na verdade a salvação é assim: progressiva. É uma “vereda”, “que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. (Provérbios 4.18) É um caminho que começa escuro e vai se tornando dia. E só se transforma em dia porque o nosso Deus que é um “Sol” (Salmos 84:11) nasce sobre ele até que seja completamente iluminado e aquecido. Enquanto ainda está um pouco escuro há perigo de tropeçar, cair, de não enxergar os obstáculos, de se perder, mas logo que aquela figura, de beleza inenarrável aparece no céu tudo fica mais lindo, claro e fácil.

É a razão de vermos aqueles que já estão há mais tempo no caminho, que abriram os olhos de fato para ver o Sol, não tropeçarem tanto, não caírem com tanta freqüência; é o “Sol da Justiça (Malaquias 4.2) que lhes nasceu e trouxe cura, visão, agilidade para correr para o alvo em busca do prêmio (I Coríntios 9:24-27), sabedoria para trilhar este caminho que só terminará quando formos definitivamente salvos, resgatados, tomados daqui para viver eternamente com Deus.

Jean Rodrigo Batista

terça-feira, 20 de julho de 2010

AMIGOS DE JESUS

Em João 15.15 Jesus disse: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer". Em outra ocasião disse também "Vos sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando!" Ser amigo do Senhor vai além dos conceitos humanos de amizade, é fazer valer as palavras dele com suas atitudes, é viver como ele viveria. Quando nos tornamos amigos do Senhor ele tem prazer em estar ao nosso lado.

Chama-me atenção o amor que Jesus tinha por Pedro, Tiago e João. Ele os convidava para ir a lugares aonde nem todos iam. Para orar nas ultimas horas de vida, na angustia do Getsêmani, ele convida seus três melhores amigos à parte. Jesus gostava de utilizar a palavra “amigo”, tanto que vamos encontrá-lo pronunciando a mesma várias vezes. Judas em um de seus últimos e débil ato (a traição) pode ainda arrancar do peito do Mestre, ouvir de sua boca esta linda palavra. Quando ele se aproxima e beija a Jesus, nosso salvador lhe pergunta: Amigo, a que vieste?

Ser amigo do Senhor Jesus é desfrutar dele em todos os momentos; é gozar de intimidade nas relações, nas orações, na adoração enfim. Ser amigo de Jesus é vivê-lo, é sentir saudades do céu, e adorá-lo em espírito e em verdade. Ser amigo de Jesus é ouvir de sua boca, mesmo quando estamos errando e traindo a sua cruz como um "Judas" a linda palavra: amigo! E, por fim, Jesus nos ensina em João 13.34: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros". Ter amigos é amá-los como Jesus nos amou. E não é um convite que Jesus nos fez, mas um mandamento. Amigo de verdade é aquele que pode dar a vida pelo outro. Jesus sabia que este tipo de amor estava escasso, tanto que diz: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos". Jo 15.13. Somos pecadores e ele Santo, somos humanos e ele divino, somos falhos e ele perfeito, no entanto ele nos chama de amigos.
Que o nosso amigo te abençoe!

Jean Rodrigo Batista.